quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MODELO CORRETO PARA SEU ROSTO

O modelo certo para cada tipo de rosto e os cuidados a ter na hora de escolher o par ideal.




São a imagem de marca de muitas figuras públicas. De tal forma que há olhos que nunca vimos. Temos vários exemplos. «Martini Man» é um deles. Fazem-no talvez por uma questão de marketing, moda ou simplesmente para afirmar a sua maneira de estar na vida. No entanto, no dia-a-dia, muitas outras pessoas não se separam do seu par de óculos escuros.
Segundo um estudo da Universidade de Londres, autoconfiança e sensualidade são as principais mensagens enviadas ao sexo oposto através deste acessório.
A mesma fonte refere ainda que os óculos escuros conferem um certo anonimato a quem os utiliza (permitem olhar sem ser visto) e podem mesmo levar as pessoas a fazer coisas que não fariam se estivessem com os olhos expostos, como por exemplo topless.
Tendência XL
A mulher que influenciou a moda na década de 60 nos Estados Unidos volta a servir de inspiração para as novas tendências de óculos de sol, como refere Andréa Schaefer, consultora de imagem: «Este ano vão usar-se óculos grandes, ao estilo de Jackie Onassis, e lentes em dégradé.
Vão usar-se bastante as armações em massa, mais do que em metal, em tons âmbar. No entanto aconselho as pessoas a arriscarem diferentes cores – verdes, rosa, amarelos… – pois ficam bem com qualquer tipo de roupa», refere. E porque a moda é cíclica «os tradicionais óculos Ray-Ban, estilo aviador, são um clássico e voltaram a estar na moda», acrescenta.
Longe da vista
Segundo Andréa Schaefer «as lentes espelhadas e os modelos mais pequenos estão completamente out», no entanto a especialista adverte: «Convém não ser fashion victim e saber o que nos fica bem». Existem algumas regras que a podem ajudar na escolha do modelo certo para si.
Em primeiro lugar, os óculos devem ser proporcionais ao tamanho do rosto. Isto significa que os modelos mais pequenos são mais indicados para rostos pequenos e os pares de grandes dimensões ficam melhor em rostos maiores. Por outro lado, o formato da armação deve contrastar com o do rosto, ou seja, modelos arredondados para rostos quadrados, linhas direitas para rostos redondos.
A cor certa
Para cada tom de pele existem igualmente armações mais indicadas. Se a sua tez é pálida experimente armações mais discretas ou com um toque de rosa ou âmbar. Padrões tipo tartaruga ficam bem a quem tem pele clara e também as armações azuis ou verdes claras tendem a dar cor às bochechas.
A pele mais morena fica favorecida com armações douradas ou metalizadas.
As armações âmbar (muito em voga) ficam igualmente bem, já o preto pode resultar demasiado pesado em rostos bronzeados.
Moda vs etiqueta
As celebridades foram as primeiras a usar óculos escuros, depois o hábito massificou-se e hoje em dia quase ninguém dispensa este acessório, especialmente em dias de sol. A moda mais recente (possivelmente impulsionada pelas estrelas) é usar os óculos escuros em ambientes fechados – em centros comerciais, no metro, nas discotecas, em conferências... Na verdade, as actuais lentes permitem uma boa visão em espaços interiores com luz artificial. No entanto, há alturas em que não é apropriado manter os óculos escuros, por exemplo, quando pretende revelar algo importante a alguém ou quando o outro solicita a máxima atenção.
Protector visual
Convém não esquecer que, mais do que um acessório de moda, os óculos de sol são um objecto essencial para proteger a vista. «As radiações solares apresentam uma intensidade crescente e o risco de lesões oculares graves tem acompanhado esse fenómeno, pelo que o uso de óculos de sol é cada vez mais importante», afirma Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista.
E não é só no Verão que é importante usar óculos de sol: «Desde que os óculos sejam de qualidade, a sua utilização não comporta qualquer risco, pelo contrário, mesmo no Outono e no Inverno existem dias com muito sol e até em dias enevoados as radiações nocivas podem atingir a superfície da Terra e lesar os nossos olhos», alerta o médico oftalmologista.
Olhe pelo seu filho
Hoje sabe-se que, para além do risco de melanoma associado à exposição solar, «as lesões da retina ocorrem mais precocemente e são mais graves nos doentes expostos ao sol. Também o desenvolvimento de catarata é mais prematuro quando a exposição solar é frequente e intensa», refere o especialista. Por tudo isto, o uso regular de óculos escuros é incentivado cada vez mais cedo.
«Existem modelos adaptados para crianças que permitem a sua utilização a partir dos três anos. Antes dessa idade não fará muito sentido porque não é previsível que esteja muito exposta ao sol. Na hora de comprar é importante escolher armações leves e lentes inquebráveis para evitar acidentes.» Para toda a família, o uso de um bom chapéu com abas complementa o efeito protector dos óculos.
Escolha inteligente
Para ter a certeza de que o modelo que escolheu confere uma protecção eficaz contra os raios solares existem alguns critérios a ter em conta. Em primeiro lugar, deve adquirir o par numa casa especializada e não em lojas de moda. «Num centro óptico terá a garantia da autenticidade das lentes, da presença de filtros anti-UV apropriados e um adequado aconselhamento em relação ao modelo mais recomendado para cada caso», explica o médico oftalmologista.
A cor das lentes é igualmente um factor a considerar. «De um modo geral, as lentes castanhas oferecem um melhor contraste e uma melhor qualidade de visão», refere. Depois convém pensar na finalidade do modelo que está a comprar e nos seus materiais: «Para actividades na neve ou no mar, a luminosidade e reflectividade são maiores e a protecção também o deve ser.
As lentes de vidro são mais pesadas e correm o risco de partir, pelo que as lentes de material orgânico são preferíveis», conclui.
O modelo ideal para cada tipo de rosto
Rosto oval
Quase todos os estilos resultam com um rosto oval. As armações ligeiramente redondas e de dimensões grandes ficam bem. No entanto, Andréa Schaefer recomenda: «Convém optar por um modelo não muito largo, apesar da tendência, para não sair fora do rosto».
Rosto redondo
As armações certas podem fazer com que este tipo de rosto pareça mais longo e fino. Para tal, devem ser da mesma largura ou saírem um pouco dos limites da face. «Prefira linhas rectas ou semi-rectas, pelo facto de suavizarem e alongarem o rosto», sugere a consultora de imagem.
Rosto quadrado
Este tipo de rosto é caracterizado por testa e queixo largos e maxilares salientes. «O rosto é por si já muito forte, por isso fuja das armações redondas. Prefira aros com os cantos rectangulares e lentes com corte de nylon (sem armação em baixo) para suavizar o rosto», aconselha.
Rosto triangular
Caracterizado por um queixo fino e uma testa mais larga. «As armações mais estreitas e arredondadas vão corresponder às opções mais adequadas», refere a consultora de imagem.
Dica «Se pretende uns óculos que durem cinco ou seis anos opte por uma armação que não passe de moda, preferindo o preto ou o castanho-tartaruga», aconselha Andréa Schaefer, consultora de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário